Evento marca lançamento e relançamento de obras com selo Edufma

Matéria publicada em 23 de abril  de 2024 – Site da UFMA

No mês em que os livros são celebrados em diferentes datas, a Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) realizou, na última sexta-feira,19, o lançamento e relançamento de oito livros que abordam temas como saúde, educação e cultura. O evento, que ocorreu na Livraria Amei, no São Luís Shopping, marca o diálogo da produção cientifica da Universidade com o público geral, para além do acadêmico.

“Este mês, este dia, representa a multiplicidade de saberes que existe dentro da nossa Universidade, que está dialogando com a sociedade. Então, este momento é justamente para que oportunize aos nossos pesquisadores, à nossa Universidade, à Editora, que representa a produção cientifica dialogando com a sociedade. Ou seja, é uma ciência popular, que conversa não só entre os muros da Universidade, mas é a ciência que ultrapassa os muros dialogando com todos”, observou Suênia Mendes, diretora da Edufma.

Após dez anos da defesa de dissertação do mestrado, Bruna Feitosa decidiu publicá-la e compartilhar a sua experiência no âmbito da saúde suplementar do idoso com mais pessoas. “Assistência à saúde do idoso no setor da saúde suplementar: uma análise do modelo do cuidado a partir do marco regulatório” foi um dos livros lançados pela Edufma. “Esse livro é a minha dissertação do mestrado, e, ano passado, fiz 10 anos de formada nesse mestrado e eu resolvi publicar. Ela trata sobre a assistência à saúde do idoso no setor da saúde suplementar, foi uma experiência que eu tive como presidente da Comissão do Idoso da OAB. A minha dissertação foi aliando essa prática à teoria em que eu fiz uma incursão no marco regulatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar, mostrando que essa população idosa tem especificidades”, explicou a autora.

Para Bruna, lançar sua obra pela Edufma é um privilégio. “Quando a gente tem a oportunidade de publicar pela Edufma, a gente tem a oportunidade de estar mais próximo da ciência. É a editora mais consagrada que a gente tem, na melhor Universidade. Então, mostra a valorização no mercado de trabalho, na carreira de pesquisadora, e existe toda uma preciosidade de você ter um livro publicado. Então, pra mim, é um privilégio ter um livro publicado pela Edufma”, celebrou.

Jogando luz sobre traduções e tradutores apagados da história editorial oficial, Roberto Sousa Carvalho lançou “Maranhão, província tradutora: livros e tradutores em São Luís do séc XIX”. O autor confirmou a importância de ter o selo da Edufma na obra: “Muito importante porque passa pelo crivo de um conselho editorial, e, se passa por essa avaliação, é porque o livro é digno de ser chancelado pela Editora da UFMA”.

Entre os lançamentos da última sexta-feira, também esteve o “Reverberando Pedras: o poder simbólico das radiolas de reggae”, de Euclides Moreira Neto, que traz o reggae como tema central. Também fruto de uma investigação científica, a obra é a dissertação de mestrado do autor, que celebra mais uma publicação com o selo da Editora da Universidade. “Qualquer publicação acadêmica tem que ter um selo científico, e a Edufma tem esse poder de chancelar essas obras. E a Edufma, graças a Deus, já tem me dado, ao longo dos anos, quinze obras lançadas com esse selo, que me deixa bastante contente. Isso faz com que seja um reconhecimento do conteúdo e do material que é fornecido para a comunidade acadêmica”, pontua Euclides.

O reitor da UFMA Fernando Carvalho, que participou do evento de lançamento e relançamento de obras promovido pela Edufma, destacou a importância da editora para a Universidade. “A editora é um patrimônio da nossa Universidade, uma formadora de leitores e autores. Ao longo dos seus quase 36 anos, já publicamos mais de 1.600 obras, impressas e e-books, e a tendência é continuar com o investimento da nossa instituição para que a gente possa publicar toda a nossa propriedade intelectual, dos nossos professores, técnicos e alunos, melhorando cada vez mais a nossa relação, principalmente, com a sociedade”, declarou.

No site da editora, estão disponíveis gratuitamente os livros virtuais e o catálogo indicando os livros físicos, que estão sendo comercializados na AMEI.

Menção Honrosa

Na oportunidade, Ezequiel Antônio Silva Filho, uma importante personagem da história da Gráfica Universitária e da UFMA, recebeu uma justa homenagem pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido durante anos como diretor da Gráfica Universitária, onde eram impressos os livros e de onde partiam as solicitações do ISBN dos livros da UFMA, antes da fundação da Edufma.

“Quando tudo era nada, ele estava lá.” A frase é da atual diretora da Edufma, Suênia Oliveira Mendes, ao destacar a importância de Ezequiel para as publicações da Universidade quando a Editora ainda não existia.

Durante seu discurso, o reitor Fernando Carvalho parabenizou o homenageado e pontuou a grandeza do trabalho e compromisso de Ezequiel Antônio Silva Filho para a UFMA. “[Ezequiel] é um patrimônio da Universidade, era quem conduzia toda a parte de impressão da Universidade, era a quem todos nós recorríamos nos momentos em que precisávamos imprimir um livro ou qualquer outro material”, relembrou o reitor.

Com sentimento de gratidão pelo reconhecimento, Ezequiel Antônio Silva Filho, agora servidor aposentado da Universidade, citou a dedicação e o compromisso com a instituição como norte do seu trabalho. “Eu tive um trabalho na UFMA de muita dedicação e compromisso com a instituição. Tentei produzir o máximo de informação e trabalho para que a Universidade tivesse uma visibilidade muito melhor. […] Meu trabalho sempre foi voltado para a utilidade dentro da instituição, eu sempre fiquei muito preocupado em produzir em resolver as questões e sem me preocupar muito em destaques”, compartilhou Ezequiel sobre a homanegem.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Jansen