IV Seminário Ciência Cine Guarnicê lança hoje edital para inscrições de trabalhos

Matéria publicada em 13 de março de 2024 – Site da UFMA

Foi lançado hoje o edital para apresentação de trabalhos acadêmicos no Seminário Ciência Cine Guarnicê. O evento, que faz parte da programação do 47º Festival Guarnicê de Cinema, já está na sua quarta edição.

“A ideia surgiu em 2021, quando percebemos que havia uma lacuna e uma oportunidade dentro do Festival Guarnicê para se criar um espaço de discussão acadêmica sobre o audiovisual – afinal, o Guarnicê é realizado há quase 50 anos por uma Universidade e era mais do que cabível uma iniciativa para pensar e discutir o audiovisual e suas distintas formas”, explica o professor Marcos Fábio, que, juntamente com o professor Marcus Túlio Lavarda, do curso de Jornalismo de Imperatriz, e a professora Rosélis de Jesus Barbosa Câmara, diretora da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foram os idealizadores do seminário.

O evento vai acontecer de 11 a 13 de junho, nos turnos matutino e vespertino. “Vamos ter três dias de atividades, sempre com palestras pela manhã e, à tarde, a apresentação dos GTS com os trabalhos inscritos”, esclarece Marcus Túlio.

INSCRIÇÕES – as inscrições, que são gratuitas, serão recebidas por e-mail, do dia 01 a 26 de abril. Podem se inscrever graduandos, graduados, estudantes de pós-graduação em qualquer nível, pesquisadores e profissionais do audiovisual. “No primeiro evento, em 2021, recebemos apenas 5 trabalhos; no do ano passado, já tivemos 18 trabalhos, mais que o triplo. Isso significa que estamos conseguindo nos tornar uma referência como evento que debate, cientificamente, o audiovisual no país”, afirma Marcos Fábio.

O edital com todas as informações do evento pode ser acessado AQUI.

E-BOOK – No último dia do Seminário, será lançado um e-book com os artigos completos que foram apresentados no seminário do ano passado. “Essa também é uma vantagem do nosso seminário. Todos os anos, publicamos, na forma de um e-book, trabalhos que foram apresentados no ano anterior, como forma de dar ainda mais visibilidade aos autores e autoras que participaram conosco do evento e também de criar uma memória institucional dos debates em cada seminário”, esclarece a professora Rosélis Barbosa, diretora da DAC e uma das organizadoras do e-book.

O livro tem edição a cargo da EDUFMA, é distribuído gratuitamente e, na edição de 2023, foi organizado pelos professores: Francisco Colombo, Marcos Fábio, Marcus Túlio, Miguel Lomillos, Rosélis Cãmara, Saulo Simões e Zefinha Bentivi.

Para ter acesso aos dois e-books anteriores, clique nos links abaixo:

Livro 1 – I Seminário Ciência Cine Guarnicê

Livro 2 – II Seminário Ciência Cine Guarnicê