edufma.sce@ufma.br

Maranhão é inspiração em 262 livros publicados pela Edufma

Matéria publicada em 28 de fevereiro de 2024 – Site da UFMA

Uma história peculiar, uma cultura que impressiona e uma geografia com características diversas, além de uma gente marcada por influências de vários povos. Tudo isso é o Maranhão. Cada pedaço do estado é fonte quase inesgotável de inspiração para pesquisadores e escritores. Uma demonstração desse cenário está no quantitativo de obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) abordando algum aspecto do Maranhão.

Segundo Suênia Mendes, diretora da Edufma, a editora possui mais de 260 títulos, nos formatos físico e digital, com materiais de referência sobre o Maranhão, que permite aos leitores “compreender, conhecer as várias nuances do estado nos seus aspectos de povos originários, de povos pretos, de regiões geográficas, todo esse universo que compõe o Estado do Maranhão”.

Para valorizar o conteúdo sobre o estado, o site da editora tem uma categoria exclusiva com as publicações que tem o Maranhão como temática. Para conferir os títulos, acesse Coleção Maranhense.

Vale ressaltar a qualidade observada nas obras publicadas, que é resultado de critérios rigorosos aplicados antes do lançamento. A publicação proposta é avaliada por conselhos editoriais, consultores e especialistas que checam a validade dos dados, a relevância das informações e outros fatores.

Confira o TOP 4 das publicações mais lidas da Coleção Maranhense

1. Passávamos Ligeiros Sobre as Águas: História Social da Baixada Maranhense Oitocentista

Sinopse: Este livro contém os resultados de vários projetos pesquisa: 1) “Ocupação, sociedade e hierarquias na Baixada Maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise com base nos registros paroquiais, inventários e testamentos” (UFMA); 2) “Sociedade e Hierarquias na Vila de Alcântara no século XIX” (FAPEMA-UFMA); 3) “Políticas públicas na preservação do patrimônio documental de Alcântara: gestão, governança, história, memória e cultura” (FAPEMA-UFMA); 4) “Preservação, restauração e digitalização do acervo de documentos históricos sobre Alcântara do século XIX” (FAPEMA-UFMA). Um dos objetivos deste livro é dar voz às pessoas que construíram a História dessa região, não somente as elites, mas, também, os demais estratos sociais e as redes de relações que estabeleceram entre si. Este livro também é sobre os documentos que formam objetos dos projetos citados, de como foram resgatados, trabalhados por estudantes de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA, Câmpus de Pinheiro, da Pós-graduação em História (PPGHIS) da UFMA de São Luís e do Curso de Turismo do IFMA de Alcântara, tornando-se fontes e objetos de pesquisa. É sobre as metodologias e teorias utilizadas para trabalhar com essas fontes históricas, com os registros paroquiais, com documentos judiciais, com testamentos e inventários post mortem.

2. 200 anos da imprensa no Maranhão

Sinopse: pensado no âmbito das comemorações alusivas aos 200 anos da imprensa no Maranhão, o livro é o primeiro de dois volumes que compõem a obra intitulada “Imprensa no Maranhão: 200 anos de História”, que se inclui no rol das muitas ações capitaneadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ao longo de 2021, em parceria com outras instituições públicas e privadas, para referenciar este tão importante marco da história da Imprensa, não apenas do Maranhão, mas do Brasil, de modo mais amplo.

3. Leis da Instrução do Maranhão República (1892-1930)

Sinopse: o livro trata de uma compilação do conjunto de legislação sobre a instrução pública maranhense no período republicano. A obra faz parte de uma coletânea sobre a temática organizada pelo autor envolvendo o período de 1835 a 1935.

4. Gestão e assessoria de comunicação

Sinopse: esta coletânea apresenta uma série de textos que abordam temas relacionados à comunicação das e nas organizações, quer sejam públicas ou privadas, situados em diversos contextos como saúde, meio ambiente, economia, tecnologia e religião. Os temas são relacionados às pesquisas realizadas pelos estudantes da Especialização Gestão e Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão.

Sobre a Edufma

A Edufma foi criada 28 de junho de 1988 pelo Reitor José Maria Cabral Marques, por meio da Resolução Nº 1011/88 – CD. Anos depois, o Reitor Othon de Carvalho Bastos criou o Regimento Interno, por meio da Resolução Nº 15 – CONSAD, de 05 de fevereiro de 2002. Em 24 de novembro de 2009, o Regimento Interno foi novamente alterado, por meio da Resolução Nº 101 – CONSAD, com objetivo de melhorar o funcionamento da editora, pelo então Reitor Natalino Salgado Filho.

Em 2023, a Editora da Universidade Federal do Maranhão celebrou seus 35 anos, com mais 1.500 de publicações e cumprindo seu papel na disseminação científica, tecnológica, intelectual e cultural à sociedade.

Atualmente, as obras publicadas com o selo da Edufma podem ser visualizadas no site da editora.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

Deixe uma resposta

*

captcha *