edufma.sce@ufma.br

UFMA publica e-book do XVII Encontro Humanístico

Matéria publicada em 11 de janeiro de 2024 – Site da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) disponibilizou o e-book que reúne publicações de trabalhos apresentados no XVII Encontro Humanístico da UFMA, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de junho de 2023, tendo como tema central “Ciências, humanidades e Reconstrução Democrática”. O arquivo, que possui 4.906 páginas, foi produzido no período de quatro meses, logo após o fim da submissão de trabalhos, e está disponível de forma gratuita no link.

Os trabalhos reunidos são resultados de pesquisas que vêm desde a iniciação científica, passando pela pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, sendo a stricto sensu dividida em mestrado ou doutorado. Para Flávio Luiz de Castro Freitas, um dos professores organizadores e responsável pelo e-book, a relevância das pesquisas e do arquivo para o meio acadêmico está justificada em várias dimensões. “A importância possui duas dimensões que são complementares: a primeira delas é poder fornecer visibilidade, publicidade e divulgação para essas pesquisas que são realizadas pelos professores do Centro de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Sociais. Pesquisas que são relevantes e portadoras de uma dignidade que precisam ser compartilhadas com todos os elementos da sociedade”.

Luciano Façanha, também organizador do livro digital, explica a carga de importância que é construída por meio da produção e organização de pesquisas em uma coletânea disponível ao público. “A publicação do E-Book do XVII Encontro Humanístico do CCH-UFMA tem uma importância fundamental para pesquisadores, professores, técnicos, profissionais, membros de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e estudantes vinculados a cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação. Principalmente, porque o evento explorou questões ligadas a Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática entre os diversos âmbitos e distintas áreas do conhecimento por meio de debates e exposições entre os estudiosos das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e variadas formas de expressões artísticas e literárias em âmbito local, regional, nacional e internacional, trazendo à baila importantes textos das apresentações.”

A organização do e-book também contou com a ajuda do professor Ronaldo Barro Sodré, que fala sobre as métricas e a importância do encontro que originou o documento, que chegou ao seu resultado final. “A 18ª edição do Encontro Humanístico da UFMA reuniu, em formato híbrido, participantes de 28 municípios maranhenses e de todos os estados brasileiros. Foram 2.209 inscritos, 767 trabalhos apresentados em comunicações orais, 82 pôsteres, 42 minicursos e 77 mesas-redondas. Sem dúvida, foi uma edição marcante, não só pelos números, mas também pela retomada desse tradicional encontro organizado pelo Núcleo de Humanidades. Transcorrido o prazo final para envio do trabalho completo, nos últimos três meses, conseguimos concluir a diagramação do livro digital. Foi um trabalho árduo, pois foram quase 5.000 páginas distribuídas em dez eixos temáticos. O tema escolhido para guiar a proposta e estruturação do XVII Encontro Humanístico foi “Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática”, portanto o leitor vai ter acesso a um amplo número de artigos que buscam fazer uma leitura de questões pertinentes e atuais desde as ciências humanas”.

O e-book é dividido nos dez eixos temáticos que fizeram parte do evento, sendo eles: Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais; Artes, Cultura e Memórias; Política, Instituições e Poder; Natureza, Povos e Comunidades Tradicionais; Educação, Movimentos Sociais e Relações Étnico-Raciais; Subjetividades, Desigualdade e Cuidado com a sociedade; Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação; Formação docente e políticas voltadas para as licenciaturas; Relações de Gênero e diversidades: Análises interseccionais; Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social.

O Encontro Humanístico da UFMA é o momento de abertura de espaços que ampliem o diálogo e possibilitem a divulgação de trabalhos e pesquisas nas diferentes áreas das Ciências Humanas.

Por: Karina Soares

Revisão: Jáder Cavalcante