UFMA concede título de Doutor Honoris Causa a José Maria Cabral Marques (in memorian), nesta sexta feira, 10, no Palácio Cristo Rei

Matéria publicada em 10 de novembro de 2023 – Site da UFMA

Nesta sexta-feira, 10, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concede o título de Doutor Honoris Causa a José Maria Cabral Marques (in memorian), que por 10 anos foi reitor da UFMA. Cabral Marques, como era conhecido, faleceu em 2020, deixando um legado de compromisso e dedicação a educação maranhense. A solenidade ocorre no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, a partir das 18h. O título de Doutor Honoris Causa é outorgado em reconhecimento ao trabalho árduo realizado por grandes personalidades que se destacam pelos seus esforços em prol do conhecimento ou em favor da sociedade nas suas respectivas áreas. Além da homenagem, a noite também será marcada pelo lançamento dos livros: Os Reitores da Universidade Federal do Maranhão – José Maria Cabral Marques 1979- 1989, com autoria de Mayjara Rêgo Costa Garcia Oliveira e Carlos André Lopes Cunha; José Maria Cabral Marques por ele mesmo: em entrevista a Regina Helena Martins Faria e Antônio Torres Montenegro, e a obra José Maria Cabral Marques nas recordações de familiares e amigos.

Os três livros possuem o selo Edufma e contam a vida e obra do professor Cabral Marques.

Quem foi José Maria Cabral Marques José Maria Cabral Marques era graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão; mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife – UFPE. José Maria Cabral Marques foi reitor da UFMA no período de 1979 a 1988 e ocupava a cadeira de número 38 da Academia Maranhense de Letras. Além de professor universitário, Cabral também foi Diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reitor da Universidade do Maranhão (católica); Vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas – Ceuma; primeiro reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão – Uniceuma (2000); e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, Caxias-MA. Atuou ainda como Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília. José Maria Cabral Marques faleceu em 2020, aos 91 anos.

Por: Ingrid Trindade
Produção: Sarah Dantas