Docentes da UFMA, Câmpus São Luís, promovem lançamento de livros no Auditório Setorial do CCH, na terça-feira, 28 de novembro

Matéria publicada em 21 de novembro de 2023 – Site da UFMA

Na próxima terça-feira, 28 de novembro, será realizado o lançamento dos livros Rousseau, Kant & Diálogos, volume 2; Rousseau e a Interdisciplinaridade: Educação, Estética, Literatura e Filosofia, Política, Gênero, Linguagem, Religião, Cultura e Sociedade; e relançamento do livro Rousseau, Kant e Diálogos, volume 1.

O evento ocorrerá a partir das 15h30, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As obras foram organizadas e idealizadas pelo diretor do Centro, Luciano Façanha, e pela docente Zilmara de Carvalho.

De acordo com o professor Façanha, o lançamento dessas obras é motivo de grande alegria. “Publicar um livro, além de ser uma grande realização, é um símbolo do resultado de anos de estudos e pesquisas, é o compartilhamento dos saberes, como possibilidade real de troca do conhecimento e contribuição na informação de forma estruturada e organizada sob uma ótica madura”, afirmou.

Os docentes convidam todo o corpo acadêmico da Universidade para comparecer ao evento, que busca apresentar os filósofos a novos públicos. Os lançamentos são fruto de diversas pesquisas consistentes e consolidadas que também levaram como base a perspectiva de pesquisadores renomados. “Desejamos que novas pesquisas possam surgir e enriquecer o debate que ocorre tanto na UFMA, quanto no cenário nacional e internacional”, disseram.

Conheça os títulos publicados pela Editora da Universidade do Maranhão (Edufma):

Rousseau, Kant e Diálogos, volume 1

A obra consiste em uma coletânea de textos apresentados em diversas e relevantes conferências nacionais e internacionais, que compõe os Congressos Rousseau-Kant, do ano de 2019, da Federal do Maranhão.

Rousseau, Kant & Diálogos, volume 2

O projeto foi idealizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jaques Rousseau (Gepi Rousseau) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Kant (Gepi Kant). A coletânea tem por objetivo reunir algumas das mais importantes ideias apresentadas no “II Congresso Internacional Rousseau x Kant”, “IV Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau” e “II Congresso Kant”.

Organizado por Façanha, ao total, são 34 ensaios reunidos neste livro, representando pesquisas relevantes de integrantes do Gepi Rousseau, ao longo de seus 17 anos de existência. O conjunto envolve trabalhos desenvolvidos na iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação latu sensu, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos elaborados em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e apresentações em eventos de amplo alcance.

Por: Júlio César