edufma.sce@ufma.br

PGCult lança e-book que destaca o protagonismo feminino em comunidades quilombolas

Matéria publicada em 18 de setembro de 2023 – Site da UFMA https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/pgcult-lanca-e-book-que-destaca-o-protagonismo-feminino-em-comunidades-quilombolas

Foi lançado recentemente o e-book intitulado “Catálogo Olhares e Encruzilhadas sobre os povos indígenas e quilombolas no Nor-deste”, financiado pelo Edital Chamada Interna AFP da Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/Ufma) e organizado pela professora Ana Caroline Amorim Oliveira.

O catálogo destaca o protagonismo das mulheres da comunidade de Imbiral, localizada na Baixada Maranhense, que são funda-mentais na organização social, política, administrativa e econômica do quilombo. Ele reúne ensaios fotográficos de artistas indíge-nas egressos do Programa de docentes de diferentes instituições de ensino, como a UFMA, UESB e IFMA, e é fruto de olhares e trabalhos de pesquisa com e sobre os povos indígenas e comunidades quilombolas no Maranhão e Bahia.

Um dos ensaios é resultado da dissertação de mestrado de Maria Alice Deursen, intitulada “Memória e História da Comunidade de Imbiral”, na qual destaca as relações afro-indígenas e o protagonismo das mulheres na preservação do território quilombola em Pedro do Rosário, MA. Imbiral abriga as ruínas do quilombo São Benedito do Céu, palco da Revolta de Escravos, em Viana, 1867. A geografia local era estratégica para a insurreição, mas posteriormente enfrentou forte repressão. Atualmente, a comunidade de quilombolas e indígenas Gamella enfrenta invasões e ameaças, que comprometem seu modo de vida.

O e-book também traz outras contribuições, como o I-Encontro das Parteiras Tenetehara/Guajajara na aldeia Lagoa Quieta, Terra Indígena Araribóia – MA (Santo Guajajara), Território Batalha – Vitória da Conquista -BA (Juliana Oliveira, Ana Caroline Amorim Oliveira e José Dias) e Pinheiro Quilombola, Caruma da Memória (Alípio Felipe Monteiro dos Santos). O catálogo é importante pa-ra promover a pesquisa e o diálogo intercultural, além de destacar a importância da preservação do território quilombola e das re-lações afro-indígenas.

“Este catálogo é dedicado aos povos originários e comunidades tradicionais. Ele se configura enquanto uma singela contribuição às lutas e resistências dos mesmos. Espero que este material possa ampliar os olhares sobre os povos e comunidades tradicionais numa perspectiva de mais respeito à sua multiplicidade”, enfatiza Ana Caroline, professora permanente do PGCult.

Confira o e-book para download gratuito no catálogo da EDUFMA

Por: Karla Costa

Deixe uma resposta

*

captcha *