edufma.sce@ufma.br

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA lança livro de poemas

Matéria publicada em 30 de agosto de 2023 – Site da UFMA

Nessa quarta-feira, 30, ocorre o lançamento do livro de poemas “O Ritornelo”, da artista e professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jane Maciel. O evento será realizado a partir das 18h, na galeria de arte Chão de SLZ, localizada na Rua do Giz, 167, no Centro Histórico. A obra reúne uma seleção de poemas escritos entre 2010 e 2022 apresentando ao cenário cultural maranhense a produção poética da artista. O evento contará com a performance Loopoéticas, uma ativação dos poemas do livro com música e experimentos sonoros da poetisa com os artistas Bruno Ferreira, Emanuel Balata, Urias de Oliveira e João Simas. “A performance, feita por mim e Bruno Ferreira, fará uma viagem pelas cinco seções do livro, convidando o público a sentir os poemas e ativar suas imagens de sonhos, devires e do agora”, pontua Jane.

“O lugar escolhido para o lançamento, o Chão SLZ, é muito propício para essa ação, pois se trata de um espaço independente de arte que sempre fomenta produções artísticas em múltiplas vertentes.”, conta Jane. A obra foi contemplada no Edital

N°05/2022 Graça Aranha, de apoio à publicação de obras literárias da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão(FAPEMA).

“É muito importante ressaltar a relevância desses tipos de editais da FAPEMA que apoiam a produção artística e cultural no contexto maranhense, cujos fomentos ainda são escassos, pois é fundamental compreender como a arte e a cultura expandem os modos de compreensão do mundo e da sua diversidade”, afirma a autora. O livro tem selo editorial da Edufma, o que remarca o trânsito da autora entre o ambiente acadêmico e artístico.

Confira abaixo a entrevista exclusiva com a professora Jane Maciel:

DCom: Quais são as inspirações dos poemas? Alguns são de 2010 até 2022, o que a levou a compilar todas em um livro?

Jane Maciel: Os poemas do livro abordam desde percepções mais subjetivas a reflexões sobre nossa experiência em sociedade. Seu título remete ao conceitofilosófico de Félix Guattari e Gilles Deleuze, que se refere aos processos de territorialização que demandam movimentos subjetivos e expressivos. O território é sempre simbólico e, neste livro, ele se fez sendo a poesia como recurso de pertencimento, inteligibilidade e, sobretudo, a matéria sensível que produz outro modo de estar no mundo. Escolhi poemas escritos de 2010 a 2022, pois foi justamente quando experimentei esse conceito como vertente poética e como experiência de vida: desde partir e me desterritorializar, quando sai de São Luís para viver no Rio de Janeiro, no intuito de cursar o mestrado e doutorado. Foi nesse contexto que conheci o conceito de Ritornelo e decidi dar esse nome a meu blog de poesia, ainda e sempre funcionando como um arquivo digital. Depois a ideia assumiu outras perspectivas, com a volta à minha cidade de origem e com as muitas mudanças que aqui vivi e vivo, até minha mais recente reterritorialização em meu novo lar, em Paço do Lumiar, em 2022.

DCom: Fale um pouco da importância do livro pra sua vida profissional e pessoal:

JM: Eu atuo como professora no Departamento de Comunicação Social da UFMA, sou também pesquisadora dos campos da fotografia, da imagem e da estética e sempre fui atravessada pela arte. Desde quando era estudante da graduação, fazia fanzines com meus poemas. Depois a poesia foi assumindo outros lugares em minha vida pessoal e profissional. Acredito que essa obra está sendo lançada em um momento em que sinto ter uma maturação dessa trajetória como poetisa e como artista, como alguém que se inquieta diante da vida e que se abre a ela de modo sensível, na busca por uma arte de viver.

DCom: O que você planeja para o futuro? Mais livros, mais projetos ligados à literatura e fotografia?

Jane Maciel: Após esse lançamento, no dia 30, quero ainda buscar novos lançamentos e oportunidades de difusão dessa obra, em São Luís e em outras cidades, e desejo fazer novas apresentações do Loopoéticas com os poemas dessa obra. No processo de feitura do livro, já selecionei outros poemas visando a um projeto de livro futuro: Mudário. Alguns poemas de O Ritornelo estão sendo musicadas por Bruno Ferreira, em um álbum autoral, em que participo também cantando. Além disso, quero voltar a me dedicar à fotografia, estou reunindo imagens para uma exposição prevista para 2024.

Por: Karina Soares

Produção: Sarah Dantas