edufma.sce@ufma.br

Professor da UFMA lança o livro “Boi Solto” nesta quinta-feira

Matéria publicada em 16 de agosto de 2023 –Site da UFMA

Nesta quinta-feira, 17 de agosto, às 19h, no Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, em São Luís, acontece o lan-çamento do livro “Boi Solto” escrito pelo professor da UFMA e médico Alcimar Nunes Pinheiro.
O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), propõe uma imersão a um tesouro de recorda-ções vívidas da infância de Alcimar no bairro Liberdade, na capital São Luís. Local onde foram construídas as principais vivências da infância do autor.
“Boi Solto” mergulha na época do movimentado matadouro que foi estabelecido no bairro em 1918, um período repleto de ativida-des. O próprio nome do bairro foi influenciado por esse contexto histórico, evoluindo para “Campina do Matadouro” à medida que urbanização moldava a área. Hoje, a união dos bairros Liberdade, Camboa, Floresta e Fé em Deus forma o maior quilombo urba-no da América Latina.
O título do livro alude diretamente a uma expressão usada pelos moradores como um alerta sempre que um touro desagarrado circulava livremente pelo caminho que leva ao antigo matadouro. Quando ouviam-se gritos de “Boi Solto” era um sinal para que moradores buscassem abrigos, mas, como narra Alcimar, era o momento onde as crianças do bairro aproveitavam para atiçar ain-da mais o touro como forma de brincadeira com a situação.
O livro, que conta com mais de cinquenta contos, Alcimar reconstrói através de palavras uma época única do seu bairro natal e ambientados na Rua Alberto de Oliveira, no matadouro e na estação de bondes de São Luís, onde seu pai trabalhou. No decorrer da narrativa surgem diversos personagens, que representam as amizades de infância do professor ganhando vida em diversos pontos da obra.
Nas mais de 150 páginas, o leitor será levado a ambientes e sentimentos ligados a infância no bairro da Liberdade, contando com experiências culinárias, crenças locais, competições esportivas, atrações culturais e toda a atmosfera emocional que foi construí-da na memória do autor.

Por: Karina Soares
Produção: Bruna Castro

Deixe uma resposta

*

captcha *