Docente da UFMA realiza lançamento de livro nessa sexta-feira, 11

Matéria publicada em 10 de agosto de 2023 – Site da UFMA

A professora Ilka Pereira, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estará realizando o lançamento do seu livro “Pelas mãos de mãe Nilza: religião e mulheres negras na cidade do Codó-Maranhão”. Completo com intervenções artísticas e rodas de conversa,  o evento está marcado para começar às 18 horas dessa sexta-feira, 11, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina, localizado na Rua Rio Branco, no Centro de São Luís.
Ilka Cristina Diniz Pereira é professora adjunta do curso de Pedagogia da UFMA. Ao longo de sua carreira acadêmica, dedicou-se às áreas de educação das relações étnico-raciais, interdisciplinaridade, identidade, encantaria maranhense, memória, saberes tradicionais e política educacional. Segundo a professora, o livro é resultado da sua tese de Doutorado realizada em 2019 na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.
“O livro visa contribuir para a compreensão dos processos históricos dos grupos raciais pertencentes às religiões afro-brasileiras, especialmente as mulheres, em Codó, Maranhão, através da história de vida da Mãe de Santo, Nilza de Odé. Através da metodologia da História Oral, foi possível compreender às práticas religiosas dos negros (as) e seus embates permanentes com a elite local. A narrativa revela a cidade e suas dificuldades relativas ao acesso à educação, ao trabalho etc. Duas situações sobressaem nesse aspecto: o trabalho doméstico precoce de crianças e adolescentes e a exportação de mão de obra para o trabalho escravo moderno”, afirma Ilka.
Além disso, a obra também aponta como a cidade se desenvolveu adotando “códigos de branquitude”, ao mesmo tempo negando traços da população negra, especialmente dos praticantes de religião de matriz africana, continua a professora. “As consequências do lastro deixado pelo processo de escravização, materializados no racismo e no preconceito existentes com quem pratica a religião, são narrados por Mãe Nilza, a partir dos seus infortúnios e dificuldades em assumir a religião. Ao mesmo tempo, a sua história aponta as tensões, no que tange à luta realizada pelas mulheres para realizar as suas práticas religiosas e ocupar os seus espaços de representação. Assim, a sua história de vida vai revelando essa particularidade da cidade, da representação enquanto terra de encantaria, da agência dos Orixás e encantados e da sua construção enquanto líder religiosa, a partir da edificação do Terreiro Ylê Axé de Oxóssi e Oxum”, ressaltou.
O evento de lançamento do livro terá início com a apresentação do músico maranhense Walter Reis, seguida pela intervenção poética da atriz, professora e membro do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa, Lúcia Gato. Às 19 horas, haverá uma roda de conversa com personalidades convidadas, que contará com a presença da yalorixá Jô Brandão e da professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA Martina Ahlert. O encerramento da noite terá uma sessão de autógrafos e discotecagem Wagner Heineck.
Para Ilka, a expectativa é que o evento seja uma celebração da vida e respeito pelas trabalho das mães de santo do Maranhão. “Que as memórias de mãe Nilza possam servir de instrumento de reflexão contra todas as formas de racismo, especialmente o racismo religioso, vergonhosamente explicitado nos últimos tempos”, pontuou.
Por: Orlando Ezon