edufma.sce@ufma.br

Segundo volume do livro “200 anos da Imprensa no Maranhão” será lançado na Academia Imperatrizense de Letras

Matéria publicada em 1º de maio de 2023 – Site da UFMA

 

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) sediará na próxima sexta-feira (02), 18h, o lançamento do volume 2 do livro “200 anos de Imprensa no Maranhão” . A obra tem organização de Marcos Fábio Belo Matos, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Roseane Arcanjo Pinheiro, professora do Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz e Roni César Andrade de Araújo, professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Centro de Ciências de Grajaú.

Para o vice-reitor, a obra é fruto da ousadia de pesquisadores que se reuniram em torno do propósito de refletir e resgatar a história da imprensa no estado, tendo como foco a publicação de duas obras que pudessem contribuir com os estudos sobre o desenvolvimento da imprensa no estado.

O primeiro volume do livro, que foi lançado em 2022, traz reflexões em uma linha mais historiográfica ao discorrer pontualmente sobre a história da imprensa maranhense em 14 artigos. Já o segundo volume que será lançado nesta sexta-feira (02) aborda questões relativas ao valor e papel da imprensa para a construção de uma sociedade democrática e moderna.

Os 16 artigos que compõem a nova publicação abordam o valor social da imprensa, em uma perspectiva mais sociológica. O lançamento é muito significativo pois representa o fechamento de um ciclo de comemoração do bicentenário da imprensa no Maranhão.

Entre os autores do volume 2 do livro “200 anos de Imprensa no Maranhão estão: Esmênia Miranda Ferreira da Silva, Sálvio Dino de Castro Costa e Silva, Allan Kardec Duailibe Barros Filhos, Laura Santos Botelho, Alexandre Ribeiro E Silva, Natália Lopes De Souza, Mariléia Dos Santos Cruz, José Ferreira Junior, Domingos De Almeida, Francisca Daniela Dos Santos Souza, Idayane Da Silva Ferreira, Izani Mustafá, Nayane Cristina Rodrigues De Brito, Glenda Almeida Matos Moreira, Gerson Carlos P. Lindoso, Johny Santana De Araújo, Jorge Luiz Feitoza Machado, Michely Da Silva Alves, Roseane Arcanjo Pinheiro, Nayane Cristina Rodrigues De Brito, Gessiela Nascimento Da Silva, William Castro Morais, Yara Medeiros, Rhaysa Novakoski Carvalho e Diogo Azoubel.

Como parte das celebrações dos 200 anos da Imprensa no Maranhão, a Diretoria de Comunicação da UFMA produziu ao longo do ano de 2021, inúmeros conteúdos celebrativos, dentre os quais: documentário, podcast, longform, web stories e uma série de matérias jornalísticas. Além, da criação e entrega da “Comenda 200 anos da Imprensa no Maranhão”, onde foram reconhecidas 50 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da imprensa no estado.

Por: Kennedy Mendes
Revisão: Ricardo Alvarenga

Deixe uma resposta

*

captcha *