EDUFMA recebe visita técnica de alunos da Licenciatura em Artes Visuais do IFMA

Matéria publicada em 16 de novembro de 2022 – Site da UFMA

Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) recebeu, na quinta-feira, 10, a visita de dezoito alunos do sexto período do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Câmpus São Luís – Centro Histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). Os alunos acompanharam os processos que fazem parte da produção gráfica da editora, com o objetivo de visualizar a prática de técnicas e teorias aprendidas no curso.

O professor que acompanhou a visita, Samuel da Costa Campos, é egresso de Design da UFMA e leciona a disciplina de Gravura, termo que se refere a um conjunto de técnicas artísticas utilizadas para produzir imagens. A visita foi marcada por meio do contato do diretor da Edufma, professor Sanatiel Pereira Santos, que foi professor de Campos na graduação.

Para o professor Campos, o importante da visita era que os alunos percebessem a relação entre os sistemas de impressão vigentes nos dias atuais com a gravura. “São processos que estão interligados à produção de imagens, que possui todo um processo histórico que vai ser tomado parte como arte e parte como produção industrial, e é importante que eles entendam onde ocorre essa transformação”, ponderou.

A visita foi guiada pelo técnico em Artes Gráficas da Edufma, Francisco Batista Freire Filho, que guiou os alunos pelas várias eta-pas da produção gráfica, desde a edição digital de livros, impressão de gráfica rápida, impressão offset (utilizado para grandes e médias tiragens, devido à alta velocidade) de gravação em chapa, corte e acabamento, além de mostrar processos gráficos antigos que eram usados na universidade, detalhando o maquinário utilizado, que, segundo Batista, atraiu o interesse dos alunos.

“Eles se mostraram bastante entusiasmados. Eu também sou do curso de Artes Visuais e fiquei feliz de poder guiá-los nessa visita, pois mostrei a parte profissional que eles podem vir a exercer, e este é um ramo que precisa de profissionais na área. Mesmo que muitos deles não venham a atuar nessa área, é importante que conheçam como é processada essa parte dos materiais gráficos e, a partir desse conhecimento, terem a ideia de como é uma boa produção, quando entrarem no mercado de trabalho”, afirmou.

Thiago Vinicius da Silva Pereira, um dos alunos presentes, não conhecia a Edufma antes da visita, e ficou interessado com o acervo da editora. “Aprendi sobre o histórico de evolução de vários processos gráficos, como xilogravura e a impressão técnica. Para mim foi uma visita de bastante relevância, pois me apresentou técnicas e termos que eu não conhecia, que podem prover grande fundamento na minha futura profissão”, pontuou.

Por: Orlando Ezon
Produção: Bruna Castro