Salão do Livro de Imperatriz conta com estande da UFMA durante toda a programação

Matéria publicada em 11 de outubro de 2022 – Site da UFMA

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) deu início, no sábado, 8, ao 18° Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), em que estiveram presentes na mesa de abertura o professor do Câmpus Imperatriz, vice-reitor da UFMA e membro da AIL, Marcos Fábio Belo Matos; o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto; o secretário de Governo, Eduardo Soares; a assessora da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, Mariana Castro; e o diretor da Universidade Ceuma, Lucio Gusmão.

O vice-reitor frisou sobre a importância e a contribuição do evento para a literatura, à formação artística e cultural de Imperatriz e à Região Tocantina, e afirmou que a Universidade Federal do Maranhão está presente ativamente nesta edição do Salimp, cujo tema é “Imperatriz polo universitário: ciência, cultura e arte”. A UFMA conta com um estande da Editora da UFMA (Edufma) no local, com mais de 600 obras disponíveis para compra durante a programação do evento, em que docentes e discentes participaram de lançamentos de livros e no Café Literário.

Nós, da Universidade, estamos muito felizes, porque nós conseguimos trazer, pela primeira vez em dezoito anos, um estande da Edufma, uma das editoras acadêmicas que mais produzem no Nordeste. Além disso, nós do Centro de Ciências de Imperatriz, vamos ter, pelo menos, umas dez ou doze atividades durante esse Salimp, nas mais diferentes atividades, como lançamentos de livros, rodas de conversa, minicursos e oficinas”, afirmou o professor Marcos Fábio.

A abertura do evento também contou com a presença de todos os membros da Academia Imperatrizense de Letras e do diretor do Câmpus Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, que ressaltou sobre a importância deste momento. “O Salão do Livro de Imperatriz é o maior evento do estado Maranhão em relação a obras literárias e esse evento traz justamente essa importância do incentivo à leitura. Ficamos muito felizes de estar aqui e ver muitos pais trazendo as crianças para estarem mais próximas da leitura, que é algo fundamental na vida de todos nós”, ressaltou.

O Salão do Livro é, atualmente, a maior feira literária do sul do Maranhão. Tem o objetivo de estimular a cultura na região com palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates e gincanas culturais. Esta edição conta com 78 estandes, 35 mil livros expostos e tem expectativa de receber cem mil visitantes em nove dias de programação.

A professora de pedagogia da UFMA e membra da Academia Imperatrizense de Letras, Tereza Bom-Fim, relatou que tem boa expectativa para o atual Salimp, pois todos trabalharam o ano todo para “trazer esse banho de cultura, conhecimento, música, arte, ciência especialmente neste ano de 2022”, em suas palavras. “Eu acho que o público estava com muita saudade de visitar esse lugar tão acolhedor tão em casa, rico de tantas publicações, de tantos trabalhos, com estandes de tantas editoras vindo de todo país. Eu acho que é uma festa pra gente ficar muito feliz, para nos engrandecer. Eu acho que o isolamento social para mim foi uma redescoberta, e é uma grandiosidade eu ter a oportunidade de escrever de fazer literatura e poder, em um Salão do Livro em menos de dois anos, ter cinco obras sendo lançadas no café literário durante a programação”, enfatizou.

Beatriz de Sousa Santos, estudante de Administração, diz já ter participado das outras edições do Salimp e pontuou que a experiência tem sido muito boa, com a retomada do evento presencialmente. “Eu estou achando muito legal, porque eu criei o hábito de leitura na pandemia e irei aproveitar para comprar livros novos”, afirmou.

Homenagem

Anualmente, os organizadores envolvidos propõem tema de relevância social ou relacionados à região, em que, para este ano, o patrono homenageado – escolhido por unanimidade – é Benedito Batista Pereira, membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras, poeta e professor com relevantes serviços prestado à educação de Imperatriz.

Nascido no município de Princesa Isabel, na Paraíba, no dia 10 de outubro de 1934, morou em Grajaú por onze anos, concluiu o curso primário no Educandário Sagrada Família das Irmãs Capuchinhas e estudou no Ginásio de Sousa. Residiu em Amarante, também no Maranhão, onde se destacou como professor, além de intensa atuação na política partidária.

Entre os muitos cargos que exerceu, foi secretário de Educação e Cultura, diretor regional de Educação do Estado da Região Tocantina, foi assessor do prefeito Bayma Júnior na Prefeitura de São Luís, vereador na Câmara Municipal de Imperatriz, secretário de Administração da Prefeitura de Açailândia e secretário particular do prefeito José de Ribamar Fiquene, na Prefeitura de Imperatriz.

Para a professora e filha de Benedito Batista, Rosbene Pereira Machado, o momento é de muita emoção para toda a família. “Eu fico muito agradecida que, com unanimidade de votos, deram esse presente para a família do meu pai, que está sendo patrono esse ano do Salimp 2022. Me sinto muito honrada e feliz com essa homenagem”, expressou.

Por: Larissa Silva

Produção: Alan Veras