Lançado o livro “O que é que o Mercadinho tem”, de egresso do Câmpus Imperatriz, na 18ª edição do Salimp

Matéria publicada em 14 de outubro de 2022 – Site da UFMA

O egresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Câmpus Imperatriz André Wallyson realizou o lançamento de seu primeiro livro, “O que é que o Mercadinho tem”, no dia 12 de outubro, na 18ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), que ocorre desde o dia 8 e irá até 16 de outubro, no Centro de Convenções de Imperatriz. O livro escrito por ele foi orientado pelo professor Alexandre Maciel, também da Universidade Federal do Maranhão.

A solenidade começou com depoimentos dos professores Alexandre Maciel, Yara Medeiros e do vice-reitor da UFMA e professor de Jornalismo do Câmpus Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos. Na sequência, houve a apresentação do livro feita pelo próprio escritor, em que, ao finalizar, participou de momento de perguntas e respostas a respeito de sua obra.

O livro

André Walisson conta que o livro traz a história do Mercado Vicente Fitz ou “Mercadinho”, como é mais conhecido, uma das maiores feiras da região tocantina. A obra também fala dos personagens que existem lá e que constituem o lugar enquanto símbolo da cultura, gastronomia e economia de Imperatriz. A ideia do livro surgiu de uma inspiração da família, especialmente de sua bisavó. “A minha avó também teve um restaurante com essas comidas tão típicas que nós temos aqui: a panelada, o sarapatel, o cozidão, entre outros, e eu também trabalhei no Mercadinho, então tive sempre um olhar muito familiar e muito próximo daquele lugar. Ao ingressar no curso de Jornalismo eu quis registrar isso de alguma maneira e tive a oportunidade por meio do livro reportagem”, explicou.

Ele ainda destaca que o leitor encontrará muitas histórias e há possibilidade, por meio da linguagem do Jornalismo de ter uma imersão no universo do Mercadinho, com as descrições das cores, dos cheiros, dos sabores, das histórias, das visões, do tato e das texturas, para que a pessoa consiga se “transportar” para esse local e visualizar as histórias que são contadas no livro.

Seu orientador ressaltou que o evento atendeu suas expectativas pela quantidade de pessoas interessadas no assunto, que é um tema forte e relevante para toda região. “O livro faz parte da primeira coleção de ‘jornalismo de fôlego’, com parceria da Editora e Gráfica da UFMA, articulada pelo vice-reitor Marcos Fábio, que resultará em mais nove livros publicados”, afirmou.

Quem é André Wallyson?

Formado no primeiro semestre de 2013, no antigo curso de Comunicação Social-Jornalismo do Câmpus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, foi um dos primeiros estagiários da Assessoria de Comunicação local. André também fez assessoria para um projeto da Prefeitura pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Além disso, fez parte de assessorias de empresas privadas e, em 2012, foi para a Difusora, afiliada do SBT, onde ficou até 2014. Depois, foi embora para Brasília, passou em uma seleção para trabalhar em um escritório da TV Globo, onde ficou por um ano e meio e voltou para Difusora. Um ano depois, foi trabalhar na TV Mirante.

Por: Lorrany Lopes

Produção: Alan Veras