Professor do curso de Química lança livro “Química Orgânica para cursos de graduação”

Matéria publicada em 14 de julho de 2022 – Site da UFMA

Elaborei este livro inicialmente com a pretensão de que fosse uma simples apostila com alguns conteúdos complementares, e também observando como são organizados os conteúdos nos programas das diferentes disciplinas de Química Orgânica nos Cursos de Graduação”, afirmou o professor do curso de Química, na Cidade Universitária Dom Delgado, Roberto Sigfrido, ao escrever a introdução do livro “Química Orgânica para cursos de graduação”, publicado pela EDUFMA, nessa quarta-feira, 13, e disponível para download no site da Editora.
A obra, composta de 157 páginas, é voltada, principalmente, para estudantes dos cursos de graduação e segue uma sequência de acordo com a organização dos conteúdos das disciplinas de Química Orgânica. Dividido em treze capítulos, o livro não traz conceito novo, por estar orientado a disciplinas de Química Orgânica Básica. “Busquei uma forma de facilitar aos alunos encontrar, de maneira mais rápida e conectada, a matéria ministrada pelos diferentes professores em cada semestre”, detalhou logo nas primeiras páginas da obra.
Sigfrido contou ainda que, no início de suas atividades docentes, estudou em livros clássicos da Química Orgânica. “Fui trabalhando nesses conteúdos na forma antes descrita, e fui percebendo que poderia haver diferentes formas e mais didáticas de apresentar alguns conceitos”.
Ele finalizou o texto introdutório no desejo de que os leitores do livro encontrem tanto a forma como são apresentados os conteúdos quanto a sequência deles. “Espero que o livro facilite a compreensão e a fixação desta importante Área da Química, que precisa muito mais de um raciocínio lógico do que memória e cálculos complexos”, desejou.