Professor Euclides Moreira Neto, do curso de Comunicação Social do Câmpus São Luís, lançará livro sobre o Festival Maranhense de Coros e o Festival Maranhense de Canto Lírico

Matéria publicada em 25 de fevereiro de 2022 – Site da UFMA

Será lançado, no dia 17 de março deste ano, o livro “Memórias (En)cantadas”, que faz um resgate memorial do Festival Maranhense de Coros (Femaco) e do Festival Maranhense de Canto Lírico (Maracanto). A obra é de autoria do professor Euclides Moreira Neto, integrando a programação do projeto “Do Nosso Jeito”, da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitora de Extensão e Cultura(Proec) da Universidade Federal do Maranhão.

O livro Memórias (En)cantadas” tem o selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) e faz parte de uma vasta investigação documental e testemunhal reunida pelo professor Euclides Moreira, tendo a supervisão do Programa de Pós- Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama), no qual o autor é doutorando. A revisão do texto foi da técnica em Educação Sabina Dias Carneiro.

Segundo o autor de “Memória (En)cantadas”, o livro, além de fazer um resgate memorialista sobre a importância e trajetória desses dois projetos culturais desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão, é um resgate afetivo de uma ação da academia que é muito marcante na comunidade ludovicense, tendo dado à UFMA status diferenciado e reconhecido em todo o Brasil e que rendeu frutos para o campo musical maranhense.

O docente afirma que, além do relato pessoal do investigador, a obra contém o testemunho de vários atores que participaram ativamente da execução dos projetos do Femaco e do Maracanto, destacando nomes como Mário Cella, Fernando Elias Mouchrek, Simão Pedro Amaral, Yêda Stella Salim Rosa, Núbia Maranhão, Alan Ribeiro, entre outros.

O professor também acrescentou que a obra tem edição limitada, pois todas as despesas foram bancadas com seus próprios recursos, o que dificultou uma tiragem maior, entretanto esclarece Moreira Neto que o conteúdo do livro será disponibilizado gratuitamente na plataforma digital da Edufma.

Sobre o autor

Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu, Maranhão. No doutorado na Universidade da Amazônia, seu objeto de investigação são os blocos tradicionais do Maranhão. É graduado em Comunicação Social –Jornalismo na UFMA (1976-1979) e tem dois cursos de especialização, em “Teoria e Prática em Jornalismo”, ministrado na UFMA de 1981 a 1982, e “Planejamento da Comunicação”, na Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com a Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Friedrich Ebert, da República Federal da Alemanha, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação (ABPEC) e com o Centro Internacional de Studios Superiores de Comunicación para a América Latina (Ciespal), em 1982.

Também tem mestrado em Comunicação, viabilizado por meio de convênio firmado  entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão Eu niversidade Virtual do Maranhão, entre 2009 e 2011. Exerceu a função deconselheiro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991-1994 e 2007-2008)e reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012).Atualmente, é o diretor geral da Rádio Universidade FM 106,9, órgão vinculado à Fundação Sousândrade e à UFMA.