edufma.sce@ufma.br

Docente do Câmpus São Bernardo e doutorando da Unesp lançam livro “Passaredos – os voos da voz na educação musical” de forma virtual, com transmissão no Youtube

Matéria publicada em 01 de fevereiro de 2022 – Site da UFMA

A pesquisadora e autora principal da obra, Marisa Fonterrada, realizou a abertura da solenidade saudando a todos e destacando a alegria de lançar o livro. “Esse livro é o resultado de um trabalho muito grande de uma equipe de colaboradores vindos de vários espaços, assim como se eles fossem à passarada, se juntando para uma importante reunião. Na concepção e na elaboração do livro, nós contamos com membros do Grupo de Pesquisa em Educação Musical do Instituto de Artes da Unesp e contamos também com docentes e funcionários da UFMA”, ressaltou, mencionando a Universidade do Estadual Paulista.

Diversos autores apresentaram os textos publicados no livro de maneira lúdica, enfatizando a relevância da musicalidade associada à educação. Wânia Storolli iniciou as apresentações declarando a satisfação de receber o convite para participar deste momento. Ela recitou o texto de Samuel Pontes, “Homenagem ao pássaro preto que voou e deixou saudades”.

“Algumas vezes as palavras não dão conta de expressar o que sentimos, especialmente quando alguém nos deixa. Como falar da falta que uma pessoa como Fábio Miguel nos faz. Professor, regente, pesquisador, cantor, mas acima de tudo, amigo. Se ele estivesse aqui conosco, poderíamos abrir esse encontro de hoje, de lançamento dessa publicação tão especial, Passaredo, com uma brincadeira vocal, com a qual sempre nos divertíamos, porque um dos privilégios em fazer arte, especificamente música, reside em ousarmos brincar como crianças novamente e isso Fábio sabia”, concluiu.

Saiba mais
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada é bacharela em Música pela Universidade São Judas Tadeu (USJT); mestre em Educa-ção/Psicologia em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutora em Antropologia também pela PUC. É professora em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da Unesp. Atualmente é aposentada, trabalhando como voluntária no Programa de Pós-Graduação em Música, mestrado e doutorado. Coordenou a Escola Técnica de Artes do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo, em 2008 e 2009. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (G-Pem) do Instituto de Artes da Unesp desde 1997. Tem 83 anos, é pesquisadora pioneira em Ecologia Acústica no Brasil.
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari é graduada em Música/Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Carlos Go-mes; é especialista em Práticas Instrumentais Terapêuticas; mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; doutora em Comunicação e Semiótica também pela PUC. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música da UFMA e líder do grupo de pesquisa Performance e Pedagogia Wolfsohn – Molinari, desenvolvendo pesquisas junto ao doutorado em Hu-manidades e Artes com ênfase em Ciências da Educação da Universidad Nacional de Rosário (Argentina). É integrante do Obser-vatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).
Samuel Campos de Pontes é licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); formado em violino pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí); mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente cursa doutorado na Unesp, sendo orientado pela professora Marisa Fonter-rada.
Por: Hérika de Almeida
Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Deixe uma resposta

*

captcha *