Livro sobre coreiras do tambor de crioula será lançado nessa sexta-feira, 5, às 19h, na Casa do Tambor de Criola

Matéria publicada em 04 de novembro de 2021 – Site da UFMA

Publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), o livro“Coreiras – performance e jogo no tambor de crioula”, de autoria da docentedo Departamento de Artes Cênicas (Darc) Cassia Rejane Pires Batista, serálançado oficialmente amanhã, 5 de novembro, às 19h, na Casa do Tambor de Crioula,no Centro Histórico. O evento contará com a presença de professores daUniversidade, estudantes e pesquisadores da cultura e apresentação performáticade Chris Cardoso e de uma roda de tambor de crioula. O presente livro é fruto dadissertação do curso de mestrado em Teatro da Universidade do Estado do Rio deJaneiro (Unirio).

Segundo a autora da obra, o interesse pela performance da coreira do Tambor deCrioula do Maranhão surgiu a partir da observação desta dança, ao longo de trezeanos, na qual acompanhou rituais de pagamentos de promessas, apresentaçõesvoltadas para o turismo ou como meio de divertimento, vivenciadas na capital e nointerior do Maranhão. “No estado, as culturas populares representam um campovasto e complexo do universo da arte e, justamente por isso, a manifestação popularaqui escolhida aparece como um elemento relevante para pensarmos a questão daperformance como objeto de análise”, pontuou.

Acesse a obra “Coreiras – performance e jogo no tambor de crioula”

Saiba mais

Cassia Pires é professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas (Darc) da UFMA.Tem graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UFMAe é mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)e doutorado em Artes pela Universidade de Lisboa (UL) em Portugal, com diplomaconvalidado no Brasil pelo curso de doutorado em Artes da Universidade Federal deMinas Gerais (UFMG). É pesquisadora, atriz, performer, diretora teatral e sócia-fundadora da Abluir Produções.

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa