edufma.sce@ufma.br

Publicação da Coletânea EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICABILIDADES

Matéria publicada em 19 de outubro de 2021 – Site da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da EDUFMA, publicou a Coletânea “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICABILIDADES”. A coletânea é composta por 14 livros, publicados em duas etapas. Nesse primeiro momento, estão sendo lançados sete livros relacionados com diferentes temas que fazem interfaces com a educação ambiental.
A obra é oriunda da realização do VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, realizado em ambiente virtual, no período de 5 a 8 de maio de 2021. O evento foi promovido em colaboração técnica e científica com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
No contexto atual da realidade sociopolítica do país, os conhecimentos tradicionais e científicos constituem nosso principal instrumento de desenvolvimento e de sustentabilidade socioambiental. A Educação é o caminho para a autonomia de nossa sociedade, e apenas por meio de uma educação pública, universal e gratuita,  que ela poderá galgar novos índices de qualidade de vida e de proteção ambiental no Brasil.
A coletânea e os sete livros estão disponíveis no site do Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente da UFMA (PRODEMA) e possuem as seguintes temáticas:
Tomos da Coletânea EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICABILIDADES:
Tomo I – Educação ambiental, ecopedagogia e cartografia social
Tomo II – Educação ambiental no contexto curricular e interdisciplinar
Tomo III – Educação ambiental em múltiplos cenários
Tomo IV – Educação ambiental e a recuperação ambiental, reciclagem e reusos de resíduos
Tomo V – Educação ambiental e o turismo sustentável e comunitário
Tomo VI – Estratégias de educação ambiental formal e informal
Tomo VII – Aplicações da educação ambiental formal e informal

Clique para acessar as obras

A Coletânea II está em processo de diagramação, contará com mais sete livros sobre temas transversais à educação ambiental. A segunda publicação está prevista para ser lançada em 30 de novembro de 2021.