Lançado o livro “Caminhos da saúde coletiva: diálogos, experiências e perspectivas”, publicado pela Edufma

Matéria publicada em 27 de maio de 2021 – Site da UFMA

Foi lançado ontem, 26, pelo Youtube, o livro “Caminhos da saúde coletiva: diálogos, experiências e perspectivas”, que teve o apoio da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) na publicação. A cerimônia contou com a participação do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Silva; do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; do Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; da professora do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Maria Teresa Seabra Soares; e da coordenadora do Mestrado em Direito da Uniceuma, Edith Maria Barbosa Ramos.

Inicialmente, o secretário de Estado da Educação saudou todos os presentes no evento e relatou que o lançamento da obra coletiva ocorreu em um momento de resistência à pandemia. Em seguida, a professora Ilana Mirian informou que o livro foi lançado no formato de e-book e impresso. “Os organizadores e autores desta obra planejaram com muita dedicação e com adequação para que estivessem inseridos os eixos um e dois e as temáticas abordadas relativas à avaliação das políticas públicas de saúde e nas pesquisas na área de saúde coletiva, especificamente no território maranhenses”, detalhou.

Para o prólogo do livro, a professora Maria Teresa Seabra buscou situar a importância da obra. “Essa obra, a reunir tantas pessoas que militam na área da saúde, da educação e do direito, nos trouxe a beleza das ideias associadas. O eixo central foi a saúde coletiva, que é um conceito genuinamente brasileiro e de caráter multidisciplinar. Nos encontros de pessoas inseridas nos cursos de pós-graduação, atividades acadêmicas e sociais, foi aventada a importância de produzir evidências cientificas que pudessem embasar as políticas públicas no Maranhão, e esse foi o início para colocar em prática a nova ideia”, explicou.

Na sequência, a presidente do Conselho Estadual da Educação mencionou que a saúde coletiva tem o foco no bem estar coletivo. “Esse bem estar coletivo perpassa por diversas áreas, como a educação, direitos humanos, educação ambiental, as quais precisam estar articuladas, conectadas, e pensando no indivíduo como um todo. Outro elemento é a prevenção, pois hoje ela é uma ferramenta importante no combate aos problemas de saúde”, pontuou Soraia Raquel.

O vice-reitor, Marcos Fábio Matos, em seu discurso, parabenizou os organizadores e autores e relatou que a saúde coletiva sempre é um tema relevante: “No momento que estamos vivendo, essa temática é mais importante ainda. Também é válido registrar que é mais um livro da Edufma que é uma das editoras mais bem-aparelhadas do Nordeste, de acordo com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias”.

Por fim, com o webinário “Ciência e prosa: diálogos, experiências e perspectivas da saúde coletiva no Maranhão”, Edith Barbosa Ramos mencionou que a prosa é a realidade, e a ciência é a busca da melhoria da qualidade de vida para a população do estado maranhense e do país. “O reconhecimento da interligação entre as condições de vida de uma população e as suas condições de existência à qualidade da existência dessa população dependem de aspectos políticos, econômicos, sociais, nacionais ou internacionais”, pontuou.