Matéria publicada em 28 de julho de 2020 – Site da UFMA
SÃO LUÍS – Na sexta-feira, 31, será realizado um evento on-line para o lançamento do livro digital “Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação”, que ocorrerá na plataforma Google Meet, às 18h. O livro é resultado de uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.
A obra é composta por nove textos produzidos por alunos e professores da disciplina “Mídia, Consumo e Subjetividade”, ministrada no Curso de Psicologia da UFMA, no segundo semestre de 2018, que teve como objetivo pensar os processos de subjetividade, por meio da mídia em suas variadas perspectivas.
A publicação possui do selo da Editora da UFMA (Edufma), que disponibilizará gratuitamente o livro no site da editora, assim como na página do projeto Rádio Híbrida, que é vinculada ao NEEC. São abordados temas que vão desde a própria reflexão teórica sobre a tríade mídia, consumo e subjetividade, até questões que relacionam o consumo e a mídia no âmbito dos desenhos animados, do futebol, dos aplicativos móveis, da sexualidade, das relações de classes e da música.
A professora Rose Ferreira, docente que ministrou a disciplina, comentou a experiência. “O desafio de sair temporariamente do campo da Comunicação para realizar uma interlocução com outro campo foi aceito e aqui apresentamos uma parte dos resultados da relação estabelecida entre ensino aprendizagem que nos foi posto neste processo iniciado em 2018”, comentou.