edufma.sce@ufma.br

Livro Impressionismo e Literatura já está disponível para download

BACABAL – O livro Impressionismo e Literatura, lançando durante o I Congresso Internacional de Letras, organizado pelo professor Franco Baptista Sandanello, da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Bacabal, já está disponível para download.

Sob o selo da EDUFMA, o livro reúne, em 230 páginas, ensaios dos membros do Núcleo de Estudos do Impressionismo Literário (NEIMP). Trata-se do primeiro grupo de pesquisa do Brasil dedicado exclusivamente ao diálogo entre impressionismo e literatura, que congrega pesquisadores de dentro e fora do estado.

Para Franco Sandanello, a obra destaca-se pelo caráter inovador e pela contribuição que traz para literatura do país. “Infelizmente, esta é uma lacuna percebida ao longo da nossa pesquisa. Para falar sobre Literatura e Impressionismo os pesquisadores encontravam pouco material sobre o assunto no país”, comentou. O professor falou ainda sobre o que espera da obra. “Os ensaios fazem um diálogo fecundo sobre a questão, capaz de tocar domínios como os da pintura, literatura e filosofia”, completou.

O livro traz ensaios de: André Tessaro Pelinser (Regionalismo e Impressionismo: faces ocultas da tradição na literatura brasileira); Kedrini Domingos dos Santos (Maupassant e o impressionismo); Moisés Gonçalves dos Santos Júnior, (Evanescência em silêncio translúcido: brevíssimas notas do impressionismo literário em Clarice Lispector (O lustre, 1946)); Natali Fabiana Costa e Silva (Que enchente me carrega? de Menalton Braff: Impressionismo e Memória); Vanessa de Oliveira Temporal, (A perspectiva em Cézanne e Merleau-Ponty) e Franco Baptista Sandanello (O conceito de impressionismo literário).

A publicação dá continuidade à parceria do NEIMP com a EDUFMA iniciada em fevereiro deste ano com o livro Domício da Gama e o impressionismo literário no Brasil.

Para acessar o livro Impressionismo e Literatura

https://www.academia.edu/34231660/Impressionismo_e_literatura

 

Matéria publicada em 06 de setembro de 2017- Site da UFMA

Deixe uma resposta

*

captcha *