Matéria publicada em 11 de dezembro de 2024 SITE DA UFMA
O histórico Casarão Azul, no Centro de São Luís, será o cenário para o lançamento do livro “O curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão: contribuições para o teatro-educação no ensino fundamental das escola públicas de São Luís”, que tem como autora a docente do curso de Licenciatura e Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Ana Teresa Desterro Rabêlo, conhecida como Estrelinha. O evento de lançamento ocorre no próximo sábado, 14 de dezembro.
Editado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) o livro apresenta reflexões com base em uma retrospectiva histórica do Teatro e do Teatro na Educação, com o objetivo de contribuir com a profissionalização docente de teatro-educadores no tocante ao fazer pedagógico em salas de aula do Ensino Fundamental, em escolas públicas de São Luís, e também fortalecer a interface entre Teatro e Educação.
O livro nasce em um contexto em que a arte é considerada fundamental para o crescimento humano, colaborando para o desenvolvimento criativo e expressivo além da sensibilidade do indivíduo. O Teatro na educação destaca-se por ser um importante meio de comunicação, pois agrega aspectos artísticos das Artes visuais, Audiovisuais e também da Música, que possibilita ao aluno desenvolver sua expressividade, criatividade e coletividade, assim como auxilia na sua formação cidadã, no desenvolvimento de habilidades e competências previstas na legislação vigente.
Ao longo do livro, Estrelinha aborda pontos que servirão como fonte para a pesquisa histórica teatral e educacional, reforçando o estudo de futuros professores e a atuação de profissionais da área no Ensino Básico, evidencia também a importância acadêmica e profissional de estudos fudamentados pelo viés da educação teatral.
“Como ex-aluna da professora Ana Teresa “Estrelinha” e atualmente docente da Licenciatura em Teatro da UFMA, considero a obra um registro, uma memória urgente e necessária para reavaliar a relação teoria e prática no âmbito da Licenciatura em Teatro e a realidade do ensino básico, além de ser uma demonstração de amor ao teatro e à docência”, observa a professora Marineide Câmara Silva, que escreve a orelha do livro.
O livro estará disponível somente com autora.
Sobre Estrelinha
Ana Teresa Desterro Rabêlo (Estrelinha), graduada em Letras e Educação Artística – habilitação em Artes Cênicas e com Especialização em Teoria Literária, todos pela Universidade Federal do Maranhão e Mestrado em Ciência da Educação pela Universidade del Mar, Chile, e Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Columbia do Paraguai.
Atualmente, é professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, com foco em projetos de extensão, idealizadora e coordenadora dos projetos “Grupo Universitário de Teatro-GUT”, “Quinta de Arte” e “Casulo de Acervo Bibliográfico em Artes (BSA)”. “Arte e Educação na vida da criança e do adolescente”, extinto, após 13 anos de atividades na comunidade da Vila Conceição (Setor Coroadinho).
Autora dos livros Cantos de Vida – Poemas (2018), Memórias e Cultura Popular: mergulho poético em Peride Cima (2016); Educação Arte e Teatro em cena: 15 anos de Projeto de Extensão na UFMA (2015) e organizadora do livro “Os desafios do ensino da Arte” (2010), todos editados pela EDUFMA.
Recebeu a Homenagem oficial como atriz e diretora cênica na XII Semana de Teatro no Maranhão (2016), Prêmio Mérito Extensionista PROEX-CE-UFMA (2022 e 2015), prêmio SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Artes Cênicas-MA), em 2012, com o título “Celebridade do Teatro Maranhense” e o prêmio Troféu Imprensa (1999). Melhor Direção Cênica com a peça infantil “A Filha de Pai Francisco”, de Lenita Estrela de Sá.
Serviço:
O quê: lançamento do livro “O curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão: contribuições para o teatro-educação no ensino fundamental das escola públicas de São Luís”.
Quando: 14 de dezembro de 2024, às 19h30.
Onde: Casarão Azul, Rua Humberto de Campos, 174 – Centro Histórico
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante