Matéria publicada em 30 de outubro de 2025 SITE DA UFMA
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão marca a data com uma novidade especial: o lançamento de dois novos e-books que passam a integrar a série de publicações do Curso de Física EaD.
Com os novos títulos “Gráficos táteis para o ensino inclusivo de Física experimental” e “Mapeamento de ruído: uma aplicação usando o Google Earth Pro”, a coleção se fortalece como uma referência em inovação e acessibilidade no ensino de Física, totalizando agora oito volumes disponíveis gratuitamente no site da EDUFMA.
Inovação e acesso ao conhecimento
As publicações, produzidas por professores e estudantes da Licenciatura em Física EaD, reúnem recursos educacionais abertos e metodologias ativas, voltadas para transformar o ensino da Física e democratizar o acesso ao conhecimento científico.
Segundo o professor Edson Firmino de Carvalho, coordenador do curso, o lançamento dos novos e-books representa um avanço importante no projeto “AMPLIANDO FRONTEIRAS: estratégia de desenvolvimento e disseminação de produtos”, criado para difundir materiais didáticos produzidos nas atividades de pesquisa e ensino da UFMA.
“No PROFIS, nossos estudantes desenvolvem materiais como sequências didáticas, simuladores e experimentos, mas era preciso expandir o alcance dessas produções. Os novos e-books reforçam esse compromisso de levar inovação e acessibilidade a professores e alunos em diferentes contextos educacionais”, explica o docente.
Da pesquisa à sala de aula digital
Os e-books da série são resultado de um processo colaborativo que envolve pesquisa teórica, testes em sala de aula, edição e formatação com apoio da STED e publicação pela EDUFMA. O objetivo é transformar experiências pedagógicas em materiais digitais abertos, acessíveis e de alta qualidade.
As obras estão disponíveis em plataformas como EduCAPES e em ações de formação de professores realizadas em parceria com polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e escolas da Educação Básica.
Metodologias que inspiram o aprendizado
Os livros da coleção adotam metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem.
De acordo com o professor Edson, “os e-books estimulam a participação dos alunos com estratégias de gamificação, experimentação prática, robótica e ensino contextualizado, em sintonia com o modelo pedagógico da Licenciatura em Física EaD da UFMA”, frisa.
Esses materiais são úteis tanto para professores do Ensino Médio, que podem aplicá-los em suas aulas, quanto para licenciandos em Física e estudantes da Educação Básica, que encontram nos livros recursos interativos e acessíveis para explorar conceitos científicos de forma autônoma.
Série de e-books do Curso de Física EaD-UFMA
• Explorando a Cinemática
• Carta Celeste de São Luís do Maranhão
• Zeeman: um game estratégico para avaliação da aprendizagem em Dinâmica
• Construindo um estereoscópio
• Telemetria em lançamento de foguetes
• Física dos balões de ar quente
• Gráficos táteis para o ensino inclusivo de Física experimental (novo)
• Mapeamento de ruído: uma aplicação usando o Google Earth Pro (novo)
Os novos títulos reforçam o compromisso da UFMA com uma educação pública, inovadora e inclusiva, promovendo a valorização da leitura e do conhecimento científico em formato digital.
Por: Maiara Pacheco – STED
Revisão: Jáder Cavalcante
