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Coletânea organizada por professoras pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas – GESEPE, conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação , Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe, vinculado a Linha de Pesquisa 3 – Diversidade, Cultura e Inclusão Social, do Programa de Pós-Graduaçãp em Educação da UFMA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Relações Étnico-Raciais e de Gênero – NEPERGE. A primeira parte, “Gêneros, Diversidade e Direitos Humanos”, visa propiciar uma reflexão sobre a forma como os gêneros vêm sendo visto e tratado no campo educacional, destacando-se os direitos humanos voltados aos diferentes corpos: pessoas afrodescendentes, pessoas transsexuais e travestis, dentre outros. Objetiva ainda dialogar e traçar caminhos para a abordagem de aspectos biopsicossociais a partir de uma contextualização sócio-histórica, da equidade entre os gêneros e étnico raciais, o respeito à diversidade sexual, a diminuição de preconceitos e a violência contra as chamadas “minorias” sexuais. A segunda parte desta Coletânea intitulada “Relações de gênero e sexualidades na educação” toma como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero, problematizando a heteronormatividade e o embate com a crença de que a cis-heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente pensada como parte dos processos de subjetivação pode se constituir em experiências de dessubjetivação, afetando as práticas educativas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades e as relações de gênero.
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